02 fevereiro 23
Comércio

Ana Rodrigues

VIA Outlets registam recorde de vendas em 2022

O balanço de 2022 dos centros Freeport Lisboa e Vila do Conde Porto Fashion Outlet aponta para o melhor ano de sempre no país em termos de vendas das marcas presentes nos complexos e regista um crescimento acumulado das vendas de 47% face a 2021. Os centros registaram um total de 7,4 milhões de visitantes.

O Outlet de Lisboa cresceu 49% e o de Vila do Conde cresceu 45%, face a 2021 e mais de 11% e 9%, respetivamente, face a 2019, que até então era a referência de recorde de vendas em cada centro. Por visitante, o gasto médio cresceu 25% no Freeport e 21% no centro de Vila do Conde, comparativamente a 2019.

Um dos fatores de crescimento, refere o grupo, foi o regresso do turismo, com Portugal a ser dos países com maior recuperação do sector em 2022. Em Lisboa, o turismo foi responsável por 17,4% das vendas das marcas e os números crescem para 18,5% das vendas, no centro de Vila do Conde. Em ambos os centros o top de nacionalidades foram França e Espanha (da União Europeia) e Brasil e Angola (Extra União Europeia).

Ainda que os centros em Portugal registem um crescimento superior à média do portefólio, consolidando o seu peso e importância, os resultados positivos estão também presentes nos seus outlets premium, tendo crescido 3% em comparação com os níveis pré-pandémicos de 2019, superando 1,2 mil milhões de euros em vendas totais das mais de 1.100 lojas em 11 destinos e em 9 países europeus, com um aumento de compra média por visitante de 21% em relação a 2019.

Partilhar