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A venda de moda está a recuperar importância no El Corte Inglés: no final de 2021, contribuiu com 36,1% do volume de negócios comercial do grupo – incluindo a marca própria Sfera – um salto significativo face a 2020 mas ainda abaixo de 2019. As vendas de moda subiram 49% em relação a 2020.
Em 2021, embora tenha fechado alguns centros importantes, nomeadamente na região autónoma da Catalunha, o El Corte Inglés recuperou 81% das vendas de moda de antes da pandemia, com receitas de 4.090 milhões de euros, mas ainda falta um pequeno passo para atingir as vendas pré-pandemia.
Os dados ainda estão abaixo dos números de 2017, 2018 e 2019. Em termos de vendas totais no retalho, o peso da moda atingiu 36,1% em 2021, face aos 28,3% em 2020. Nos três anos anteriores, a moda contribuiu com mais de 38% do volume de negócios do grupo.
Nos últimos anos, o grupo procedeu a uma reorganização do seu portefólio de marcas próprias, com o encerramento de empresas como Síntesis, Amitié e Tintoretto, entre outras, e tentou comprar cadeias de distribuição de moda com o objetivo de fazer um ‘spin off’ do negócio de moda.
No total, as vendas a retalho contribuíram com 90,5% do volume de negócios do grupo, o máximo dos últimos cinco anos (exceto 2020), apesar da diversificação realizada pelo El Corte Inglés nos últimos anos.
O El Corte Inglés faturou 12.508 milhões de euros em 2021, 21,9% mais que em 2020, mas 18% abaixo dos valores de 2019.