28 agosto 23
Artesanato

Bebiana Rocha

Universidade Lusófona: Concurso das Lérias já tem vencedores

Depois de três anos de interrupção, o Concurso das Lérias – A Arte das Linhas, organizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, voltou. No passado mês de julho, os alunos da universidade em conjunto com o ISMAT puderam apresentar as suas criações que incorporam a arte da Renda das Lérias.

“Foi um sucesso que ultrapassou todas as expectativas”, descreve o presidente da câmara municipal do Fundão. A autarquia está envolvida nesta iniciativa que pretende preservar a técnica ancestral da Renda das Lérias, muito típica da Póvoa de Atalaia.

Do evento resultaram três premiadas: o primeiro lugar foi entregue a Sofia Fernandes, o segundo a Joana Marques, ambas do Centro Universitário de Lisboa, e o terceiro a Joana Jesus do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

“O trabalho que a Universidade tem vindo a realizar continuará sempre no sentido da valorização e disseminação da herança cultural tão rica que temos no nosso país, e as Lérias são um dos exemplos a destacar”, sublinha Alexandra Cruchinho, coordenadora do Concurso. “Destaco ainda a colaboração das senhoras idosas que têm sido um suporte muito importante neste projeto e que realizaram peças que também desfilaram”, menciona.

Partilhar