09 novembro 20
Inovação

T

Universidade de Coimbra no caminho para uso de nylon em e-têxteis

O português Paulo Rocha, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC), integra a equipa de cientistas que pela primeira vez produziu fibras de nylon piezoelétrico (com propriedades eletrónicas desejadas), abrindo caminho para a utilização deste tecido em têxteis eletrónicos inteligentes e vestíveis (ou e-têxteis).

A novidade é avançada numa nota de imprensa da UC, onde o cientista explica que “a procura de têxteis eletrónicos e inteligentes tem vindo a crescer, devido à viabilidade comercial e ao interesse dos consumidores”. Contudo, diz Paulo Rocha, “a indústria têxtil enfrenta, atualmente, o desafio de encontrar fibras de materiais eletrónicos baratos e prontamente disponíveis que sejam adequadas às roupas modernas”

A equipa de investigadores, liderada por Kamal Asadi, do Instituto Max-Planck, na Alemanha, e professor da Universidade de Bath, no Reino Unido, centrou-se no nylon – que é um polímero piezoelétrico – justamente por ser muito utilizado pela indústria têxtil, mas cuja funcionalidade piezoelétrica na forma de fibra não foi alcançada desde a sua invenção.

Paulo Rocha explica que os materiais piezoeléctricos “são amplamente usados em aplicações de sensores e estão entre os candidatos viáveis para a captação de energia de vibrações mecânicas, como o movimento corporal”. E como em média o nosso corpo produz cerca de 100W, a equipa avançou para a possibilidade de usar esta fonte de energia.

“Pela primeira vez, demonstramos a fase piezoelétrica em fibras de nylon e mostramos que essas fibras podem ser usadas para a criação e deteção de eletricidade. Considerando o facto de que os nylons são materiais muito procurados na indústria têxtil, a demonstração de fibras de nylon piezoelétrico será um avanço substancial na indústria”, revela Paulo Rocha.

As conclusões desta equipa que deu o primeiro grande passo em direção a um tecido piezoelétrico baseado em nylon estão no artigo científico que está disponível aqui.

 

Partilhar