03 novembro 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Twintex integra Projeto Lusitano para acelerar sustentabilidade

A Twintex integra o consórcio do projeto Lusitano – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial da Indústria Têxtil e do Vestuário. O objetivo da iniciativa que tem data de conclusão para dezembro de 2025, é “encontrar soluções têxteis e energéticas mais sustentáveis e otimizar recursos do sector”.

O projeto tem previsto um investimento de cerca de 111,5 milhões de euros, integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, e conta também com o contributo das empresas têxteis Paulo de Oliveira, Riopele, Calvelex e Polopiqué; de centros tecnológicos como o CeNTI; e das universidades, como UBI e Universidade do Minho, entre outros parceiros.

Espera-se com este projeto acelerar a transformação competitiva do sector “através de esforços concertados de I&D de sistemas inteligentes, alinhados com os paradigmas da indústria 4.0, e de sistemas de tratamento e reaproveitamento de efluentes, de modo a reduzir drasticamente os recursos hídricos”, explica a ficha do projeto.

Os promotores adiantam que os resultados esperados passam pela criação de fios reciclados, fios naturais, tecidos à base de fibras naturais e reciclados, coleções de moda sustentáveis, contemplando ainda o desenvolvimento de sistemas inteligentes e automatizado e a adoção de tecnologias para a reutilização de água.

Partilhar