18 maio 23
Moda

Ana Rodrigues

Tom Ford despede-se da moda com última coleção

Tom Ford vai lançar a sua última coleção para a sua marca fundada em 2005, um ano depois de o estilista ter abandonado o cargo de diretor criativo da Gucci, onde esteve durante dez anos. Tom Ford revelou que a última coleção terá os seus looks favoritos, será de outono-inverno de 2023 e levará o apropriado nome de ‘Archive Collection’.

O anúncio da última coleção foi apresentada através de um vídeo do fotógrafo Steven Klein, que mostra supermodelos a serem dirigidas por Tom Ford, enquanto desfilam dentro de montras enormes, dançam, balançam, gritam de dor ou assumem poses plásticas.

Já em novembro de 2022, Tom Ford tinha vendido a sua marca por 2,8 mil milhões de dólares ao grupo americano Estée Lauder, parceiro de cosmética de longa data. As estimativas do mercado indicavam, na altura, que Ford teria obtido cerca de 1,1 mil milhões de dólares de lucro líquido com a venda da sua maison de moda.

Esta venda ocorreu alguns meses após a sua demissão do cargo de presidente do CFDA (Council of Fashion Designers of America), o órgão de direção da moda americana. Pouco depois da venda, o jornal Financial Times teria indicado que o estilista texano não tencionaria estar envolvido na moda para além do ano de 2023.

A 28 de abril de 2023, a Estée Lauder anunciou a nomeação de Peter Hawkings para o cargo de diretor criativo da Tom Ford, bem como a contratação de Guillaume Jesel, como novo CEO da marca de moda americana. Mais ainda, a Ermenegildo Zegna nomeou um novo CEO para a Tom Ford Fashion, que deve ser anunciado em julho e assumir o cargo no terceiro trimestre.

Partilhar