26 outubro 22
Inovação

Bebiana Rocha

Tintex distinguida pelos ISPO Textrends AW24-25 Awards

A inovação e a sustentabilidade ‘made in Portugal’ continuam a dar cartas fora das fronteiras: desta vez foi a Tintex Textiles, que acaba de anunciar que um dos seus tecidos recebeu o prémio ISPO Textrends Fall/Winter 2024/25, na categoria Outer Layer Selection. O produto é um ‘active double face’, com uma composição 94% Amni Soul Eco poliamida, uma escolha que torna a degradação no fim da vida do tecido mais rápida comparativamente a uma poliamida normal, e 6% Elastano, detalha a empresa de Vila Nova de Cerveira.

“Este tecido é ideal para peças de sportswear, conta com acabamentos técnicos como propriedades antibacterianas e repelência à água, aliadas a superfícies lisas e densas para conferir conforto e proteção”, descreve a marca. Os vencedores serão anunciados brevemente no site da ISPO e serão depois referenciados no livro feito pela organização para o conjunto das distinções.

Recorde-se que em junho a Tintex já tinha sido destacada nos prémios ISPO Textrends na categoria Best Product – Base Layer, com uma malha interlock que mistura lyocell e seacell, uma fibra que incorpora algas marinhas e que por essa razão oferece múltiplos benefícios ao nível da regeneração da pele.

A inovação e a sustentabilidade tem levado a Tintex, por outro lado, a ‘sair fora de portas’ e procurar parcerias com outras empresas, seja na área da investigação, seja da produção. Uma estratégia que não é comum, e que nos últimos meses levou a empresa a contactar com a Vintage For a Cause, Impetus, Tearil e b.simple, entre outras.

Note-se que para além da Tintex estão outras empresas portuguesas entre os premiados da ISPO Textrends, que divulgaremos ao longo da semana.

Partilhar