20 julho 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Tintex continua a investir na sua vertente ecológica

‘CleanBamboo – Fabrics with Eco-Attitude’ é o nome da mais recente coleção cápsula da Tintex Textiles. Tendo como ponto de partida o eco-design e a utilização do liocel CleanBamboo, esta gama foi desenvolvida em colaboração com a norte-americana ettitude.

Apresentada publicamente a 18 de julho, esta linha é orientada para o Fashionwear, Loungewear, Activewear e Lingerie e utiliza liocel obtido a partir de celulose de planta de bambu. Um processo de produção patenteado pela empresa norte-americana.

Neste sentido, a Tintex – especialista em malhas de liocel – responde à crescente procura do mercado e expande a sua oferta de produtos desta fibra, explorando fontes alternativas, diversificadas, sustentáveis e de qualidade e fiabilidade asseguradas, que respondem às necessidades imutáveis do mercado e às preocupações emergentes da sociedade contemporânea.

A utilização de liocel com celulose proveniente da planta de bambu apresenta diversas vantagens ecológicas face aos produtos têxteis de bambu existentes, tais como o processo produtivo não utilizar solventes tóxicos e permite a recirculação de 98% dos inputs.

Além disso, é uma matéria-prima que cresce rapidamente e que consome pouca água, sendo naturalmente resistente a pragas, o que permite a não utilização de pesticidas e herbicidas prejudiciais ao meio ambiente, e as suas plantações são certificadas pela FSC e irrigadas integralmente pela água da chuva.

A coleção cápsula – entre diferentes estruturas, composições, gramagens e aplicações – tem disponíveis doze malhas “de inigualável conforto, suavidade, frescura, versatilidade e intemporalidade” e, além do liocel de bambu, incorpora outras fibras alinhadas ao propósito de circularidade e regeneração, como o cânhamo, o liocel Nucycl® e o elastano creora® bio-based.

Partilhar