16 agosto 2022
Empresas

T

Tintex avança com projeto de Bioeconomia futurista

Agregar os consumidores e a comunidade aos princípios da sustentabilidade, incrementar o desenvolvimento dos seus produtos Naturally Cleen/Advanced e, com isso, mostrar que o têxtil já não é um trabalho pesado, com baixos salários e poucas oportunidades. Estas são as bases do projeto de Bioeconomia futurista que a Tintex está a desenvolver no âmbito do programa Novo Rumo a Norte, que é enquadrado pela AEP.

Assente na inovação sustentável que carateriza a atividade da Tintex e no principio de que na base de tudo estão as pessoas, o projeto da Tintex “acredita que o consumidor é a chave da mudança para um mundo mais sustentável, e por isso quer sensibilizar a comunidade local/regional para a relevância e impacto da inovação têxtil no ambiente e na economia”, descreve o Novo Rumo a Norte no Estudos de Caso Empresariais onde a Tintex é analisada.

Apresentada como “empresa de referência no sector têxtil”, o objetivo passa por promover a “proliferação dos princípios de sustentabilidade na verticalidade da ação interna e externa da Tintex”, cuja atividade “amplifica e desenvolve estratégias eco sustentáveis ao longo de todo o seu processo de produção”, refere ainda o estudo.

Como resultados, o projeto prevê “o aumento do conhecimento por parte da comunidade dos processos e produtos da Tintex, de forma a contribuir significativamente para que os consumidores possam fazer escolhas mais informadas e conscientes”. Para isso, contribuirão as suas “sólidas parcerias no campo da sustentabilidade, a criação de um website informativo e organização de workshops temáticos envolvendo a comunidade local e regional, em que a empresa dará a conhecer os seus produtos e métodos inovadores e sustentáveis”.

No final, “antecipa-se também o impacto positivo deste projeto para desmistificar a visão de que a indústria têxtil é um trabalho pesado, com baixos salários e reduzidas oportunidades de progressão profissional”, avança o estudo do Novo Rumo A Norte.

Partilhar