23 Abril 20
Revestimentos

António Moreira Gonçalves

Tintex aposta na marroquinaria com coleção de Rita Sá

Uma colecção cápsula de mochilas, carteiras e outros acessórios é a nova forma como a Tintex está a apresentar aos clientes o seu potencial na área de revestimentos em marroquinaria. A empresa de Vila Nova de Cerveira juntou forças com a designer Rita Sá para criar uma colecção inédita, em que destaca alguns dos materiais e processos sustentáveis que tem vindo a desenvolver.

“Mais fácil do que dizer o que fazemos é mostrá-lo em produtos”, esclarece Pedro Magalhães, diretor de Inovação da Tintex, sobre a decisão da empresa têxtil em criar uma colecção de acessórios. “A empresa começou pela tinturaria, mas tem também um grande portefólio de outros revestimentos e nesta colecção mostramos como podem ser aplicados em artigos como mochilas”, acrescenta.

Para além da aplicação do B.Cork, um revestimento de cortiça desenvolvido pela empresa a partir do projecto Cork.a.Tex, a colecção demonstra a aplicação de diferentes processos, quase todos com um cariz mais sustentável. “Um Exemplo é o revestimento em poliurtano com base aquosa e sem solventes, que não é só mais ecológico, como também mais seguro para os utilizadores”, explica Pedro Magalhães.

A vertente sustentável justificou que a colecção tenha sido apresentada no espaço Smart Creation, o sector da Première Vision dedicado à produção responsável. A Tintex foi uma das empresas selecionadas pela feira parisiense para marcar presença neste espaço, onde Portugal contou também com a presença da RDD, da Adalberto e do projecto Green Circle.

Ao público, a colecção será lançada por Rita Sá. A designer, formada pela ESAD Matosinhos e recentemente premiada nos Rebelpin Fashion Awards (na categoria de mais votada pelo público) vai ter a colecção cápsula disponível ao público numa plataforma digital.

Partilhar