18 maio 21
Exportações

T

Têxtil e vestuário tem que se ligar à bioeconomia

O presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destaca o “percurso assinalável” do têxtil e vestuário no caminho da sustentabilidade e nas exportações do país. Costa e Silva diz que o que é preciso agora é que se liguem à bioeconomia.

No âmbito das reformas na economia, o autor do documento que está na origem do PRR considera que Portugal tem que apostar na sustentabilidade, na transição energética, na descarbonização, na bioeconomia e nos produtos biológicos. Uma necessidade que é transversal a todos os clusters, destacando a propósito que setores tradicionais como o têxtil e o vestuário “têm tido já um percurso assinalável”.

Numa entrevista à Lusa, António Costa e Silva sublinha ainda a importância estratégica da ITV para a economia nacional. “O têxtil e o vestuário em si já representam 10% das exportações portuguesas e têm um potencial enorme, pelo que o que necessitam é, provavelmente, ligar à bioeconomia”, disse, acrescentando que “muitos dos produtos podem vir a ser produtos biológicos, para estarmos na frente do conhecimento e na frente da intervenção nos mercados”.

Questionado também sobre a possibilidade de reformas no mercado de trabalho, o professor considerou que este é um assunto “sempre muito discutido”, embora, na prática, as leis de trabalho portuguesas sejam “melhores que as espanholas ou francesas”.

Partilhar