09 abril 20
ITV

T

Têxtil avança na produção de equipamentos contra Covid-19

São listas com empresas produtoras e com produtos aprovados para a confeção de Equipamento de Proteção Individual (EPI) que o CITEVE deu a conhecer ao final desta quarta-feira. Tudo feito em Portugal, testado e já com aprovação das autoridades de saúde para ser utilizado no combate à pandemia.

Por enquanto para responder às necessidades em Portugal, mas a nossa ITV lança bases para poder fornecer a Europa nestas necessidades. Até porque somos praticamente o único país que mantém a produção industrial de uma forma integrada e com todas as suas componentes.

Com o mundo bloqueado face à dependência da Ásia, sobretudo da China, no fornecimento de materiais, o CITEVE – em articulação com os ministérios da Economia e da Saúde – foi à procura de soluções na ITV portuguesa. “Analisamos mais de 200 materiais e fomos e contatados por mais de 400 empresas”, diz o director geral Braz Costa num vídeo também agora publicado no site do centro de investigação, em que explica aquilo que está a ser feito.

Quanto a matérias-primas, podem ser encontradas em empresas como Endutex, Herculano & Pimenta, LMA ou Plastofo, enquanto fabricantes como a Temasa – Têxtil do Marco S.A, Unifardas, Clothe, Oasipor, ou Quotidianediversity são referenciados como proturores de equipamentos já testados e com chancela de aprovação pelo Infarmed.

A par da “Lista de Materiais Aprovados” e da “Lista de Produtos Aprovados”, o CITEVE está também a disponibilizar e a atualizar em permanência informação e as fichas técnicas relativas ao fabrico de cada um dos itens. Depois de fardamentos, vestuário para doentes, artigos de cama e higienizarão, ao final dia de ontem foram publicadas as fichas técnicas para o fabrico de “Máscaras Cirúrgicas Descartáveis-Tipo I”, destinadas a uso médico e hospitalar, devendo ainda hoje ser disponibilizada informação técnica para a produção das “Máscaras Reutilizáveis”, aquelas que muito provavelmente toda a população deverá ter que utilizar nos tempos que se avizinham.

Para tudo isto, explica também Braz Costa no vídeo, há três semanas que o CITEVE tem em funcionamento permanente equipas dedicadas às análises laboratoriais e de engenharia no apoio às empresas que apostem na produção deste tipo de materiais e para isso queiram adaptar as suas linhas de produção.

Partilhar