28 maio 21
Indústria

Mariana D'Orey

Têxtil afirma-se como excelente exemplo da economia circular

O exemplo dos têxteis e vestuário em matéria de Economia Circular mereceu análise detalhada num webinar promovido esta quinta-feira pela ATP e pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal), com os participantes a concluírem que o setor é um dos que mais cabalmente tem atingido os pressupostos deste instrumento de supressão de desperdícios e de custos e de lançamento de um novo paradigma do desenvolvimento económico. A marcar presença no evento, a secretária de Estado do Ambiente disse que o futuro passa por “gostarmos das histórias que as roupas nos contam”.

“É fundamental gostar das histórias que as roupas nos contam, acrescentar novas histórias e valorizar essas ações. Voltar a colocar joelheiras nas calças dos nossos filhos com orgulho e valorizar os materiais”, disse Inês Santos Costa numa intervenção gravada para o webinar desta quinta-feira.

Para além da secretária de Estado do Ambiente, que reforçou a importância de uma abordagem sistémica para o setor desde a formação e sensibilização de designers até à investigação dos materiais e adaptação dos processos produtivos, também Mário Jorge Machado, presidente da ATP, defendeu que “a economia circular é uma condição para uma sociedade sustentável” e valorizou o papel das escolhas do consumidor, hoje mais consciente e envolvido nos processos do que nunca.

O encontro digital promovido entre a CIP e a ATP, com duração aproximada de duas horas, contou ainda com os testemunhos de boas práticas das empresas têxteis Valérius e JF Almeida, bem como da Sasia Reciclagem. “Para nós tudo começou quando um cliente nosso nos perguntou, há uns anos,  se o podíamos ajudar porque não sabia o que fazer com um stock que tinha lá parado mas que não queria colocar num aterro. Foi aí que nos apercebemos que havia um problema que não tinha até ao momento uma solução. Começámos assim um longo caminho rumo à economia circular. Ainda há muito para percorrer mas hoje já podemos oferecer soluções verdadeiramente sustentáveis ao mercado”, admitiu Patrícia Ferreira, administradora da Valérius.

A análise às barreiras à circularidade do setor têxtil e vestuário, momento posterior deste webinar, contou com as vozes de Brás-Costa, diretor-geral do CITEVE, Fernando Leite da LIPOR, Jorge Pereira, administrador da Lipaco e membro da direção da ATP. “As nossas empresas estão na linha da frente no que às melhores práticas mundiais sustentáveis e circulares diz respeito. É fundamental continuarmos a trabalhar coletivamente para reforçar esses nossos skills para os mercados externos”, defendeu o diretor-geral do CITEVE.

O webinar ‘O exemplo dos Têxteis e Vestuário’, inserido num ciclo de encontro digitais que a CIP desenvolve com os sectores associados, contou ainda com os contributos de representantes da CIP, EY- Parthenon e IAPMEI.

Partilhar