31 Agosto 20
Feiras

T

Têxteis Portugueses aceleram na retoma a partir de Munique

É a primeira feira de tecidos e matérias-primas desde março e a indústria portuguesa reafirma a sua posição na linha de partida para a retoma. Uma edição especial e concentrada da icónica Munich Fabric Start, que a partir desta terça-feira se realiza com uma selecção dos seus expositores mais experientes, inovadores e com produtos sustentáveis.

Albano Morgado, Fitecom, Modelmalhas, Paulo de Oliveira, Sanmartin, Somelos, Tessimax e Troficolor compõem a equipa enquadrada pelo projeto From Portugal que marca presença na Fabric Days, às quais se juntam ainda Otojal, Penteadora, Riopele e Vilartex. Com a expressão “Hopetimism” a servir de lema para todo o evento, os empresários portugueses que hoje viajam para Munique – e que a partir de amanhã e até quinta-feira vão expor os seus produtos – afirmam um sentimento de confiança e otimismo neste novo momento.

“Acredito que esta situação até pode ser positiva para a indústria portuguesa, uma vez que o fator proximidade tem agora um peso muito maior” comenta John Gomes, comercial da Modelmalhas, empresa que tem na feira alemã encontro marcado com vários dos seus clientes: “Para nós será muito interessante porque vamos reunir lá clientes de vários países, como a Alemanha, Holanda, Croácia e países do Norte. Temos uma agenda muito preenchida para os três dias”, explica o representante da têxtil de Barcelos.

“É uma oportunidade única de negócios num momento particularmente complexo”, acrescenta Vera Lúcia, comercial da Sanmartin, outra das empresas portuguesas integradas na comitiva From Portugal. Especializada em tecidos e acessórios para a indústria da moda, a empresa de Gondim é já presença habitual na Munich Fabric Start e faz do evento um ponto de encontro para os seus clientes de vários mercados, como Alemanha, Espanha, França, Finlândia e Polónia.

Numa edição especial, em que a feira reúne cerca de 300 expositores, a Associação Selectiva Moda organiza ainda um fórum de tecidos com artigos de várias outras empresas da fileira têxtil nacional.

Para além do catálogo selecto de expositores, o evento ficará marcado pelas novas regras de segurança e higiene. “Tornou-se claro para nós desde o início que o futuro passa por planear os eventos com a presença do vírus, e não esperar pelo depois. Implementamos regras que permitem a realização de uma feira profissional com toda a segurança”, explica Frank Junker, diretor criativo da feira. Corredores mais largos, entradas mais amplas e percursos assinalados vão assegurar o distanciamento de 1,5 metros a qualquer momento.

Estão ainda representadas no fórum ASM as empresas A. Sampaio & Filhos Têxteis, S.A., Albano Morgado, S.A., Bloomati By Carvema Têxtil, Fitecom, J. Areal – Artigos Têxteis, Lda., João & Feliciano, S.A., Lurdes Sampaio, S.A., Modelmalhas, Rdd – Textiles, Lda., La Estampa – Le Europe, S.A., Sanmartim, Sidónios Malhas, S.A., Tintex Textiles, Trimalhas Knit Inspiration, S.A, António Manuel De Sousa, Lda., Raith Têxteis, Scoop e Top Trends Lda.

A participação das empresas portuguesas na Fabric Days no âmbito do From Portugal é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. O projecto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020

Partilhar