6 Julho 21
Feiras

Mariana D'Orey

Têxteis de regresso a Milão e ao contacto com clientes

O têxtil português está de regresso aquela que é uma das feiras de referência no mundo da moda. A decorrer esta terça e quarta-feira, a Milano Única conta com a presença de uma dúzia de empresas portuguesas, entusiasmadas com o regresso às feiras físicas. Albano Morgado, Anbievolution, Fitecom, Lemar, Modelmalhas, e RDD integram a comitiva From Portugal, às quais se juntam ainda Riopele, TMG, Somelos, Paulo de Oliveira, Penteadora e Tessimax.

Os olhares dos players da moda e indústria têxtil europeus estão, assim, postos na Fiera Milano Rho, já que esta é uma edição da Milano Única que marca o regresso das feiras físicas italianas. A comitiva portuguesa respondeu prontamente e não escondem as altas expectativas para esta feira. Tem este ano um sabor especial, “porque o cliente tem contacto direto com os nossos materiais – podendo ver a qualidade do produto – mas também pessoalmente temos maior probabilidade de transmitir credibilidade ao cliente”, considera André Andrade, gerente da Anbievolution, uma presença habitual na feira italiana.

Uma perspetiva partilhada pelas restantes empresas que esperam encontrar sobretudo clientes italianos, dos países do Norte e Leste da Europa e, eventualmente, alguns compradores japoneses. É o caso da Fitecom, “já que este é uma feira de referência no mundo da moda, que já atrai clientes de vários países”, como refere o administrador João Carvalho, destacando a importância do contacto com os clientes.

“O tipo de produto da Fitecom destina-se principalmente ao mercado da moda de gama média/alta, pelo que é bastante difícil a sua apresentação em termos digitais uma vez que o toque e o cair são fatores muito importantes na diferenciação”, explica João Carvalho.

Também a Albano Morgado deposita grandes expectativas neste reencontro com clientes não só italianos mas também dos países do norte e do leste da Europa, bem como do Japão. “A presença em feiras físicas continua a ser fundamental apesar de, dado o contexto, estarmos também a finalizar o nosso catálogo digital para que possamos chegar a todos os clientes”, revela Belmira Rodrigues, representante da empresa que leva até Milão uma linha reforçada de lãs sustentáveis.

A participação das PME portuguesas na Milano Única é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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