03 Outubro 19
Inovação

António Moreira Gonçalves

TexBoost cria tecnologia que dá nova vida ao couro e EVA

Uma tecnologia capaz de dar nova vida a resíduos de couro e EVA  (espuma vinílica acetinada) é um dos primeiros resultados apresentados pelo Texboost, o maior consórcio de inovação têxtil nacional. Esta é uma das 17 tecnologias que o projecto promete apresentar no âmbito da iniciativa que junta 28 empresas e 15 centros de investigação nacionais.

“Utilizamos aparas de corte da indústria automóvel e do calçado, que de outra forma não teriam qualquer utilidade”, explica Helena Vilaça (na foto, com um dos protótipos), representante do projecto que é liderado pela ERT e conta com a colaboração do CITEVE (Centro de Tecnologia Têxtil e Vestuário) CeNTI (Centro de Nanotecnologia) e CTIC (Centro Tecnológico de Indústrias do Couro).

A partir dos desperdícios de couro e EVA das duas indústrias, este processo inovador é capaz de produzir novas fibras que podem ser utilizadas não só na indústria do vestuário, mas também no calçado, acessórios, têxteis-lar e até mobiliário. Uma capacidade que já lhe valeu a nomeação para o prémio de sustentabilidade nos iTechStyle Awards.

Já em processo de registo de patente (estão a ser efectuados os últimos testes e certificações) este é um dos primeiros frutos do Texboost, “o maior projecto de inovação da indústria têxtil”, nas palavras de José Morgado, diretor do Departamento de Tecnologia e Engenharia do CITEVE, referindo-se à iniciativa orçada em 9,2 milhões de euros e que agrupa 43 entidades, desde empresas a centros de investigação.

Os três anos de consórcio chegam ao fim em Julho de 2020, e este é um dos projectos já com resultados visíveis. Ao todo serão 17 novos produtos e processos, que abrangem áreas de acção distintas, desde a digitalização à sustentabilidade, passando pelo desenvolvimento de têxteis electrónicos.

Partilhar