28 novembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Sustentabilidade: plano da UE é pouco abrangente

A pegada ambiental do produto como único método de comunicação da sustentabilidade na fileira têxtil e do vestuário é uma inquietação de várias organizações: um grupo de 12 entidades ligadas à ecologia enviou uma carta aberta à Comissão Europeia manifestando a sua preocupação.

Na carta, as organizações, que apoiam a estratégia da UE para os Têxteis Sustentáveis e Circulares, afirmam que ” há um risco de que as regras de categoria da pegada ambiental do produto (PEF-CR, na sigla em inglês) para o vestuário forneçam uma imagem limitada e não holística do impacto do produto”. Assim, apelam a que não sejam usadas como “único método para sustentar a etiquetagem, as reivindicações verdes no marketing ou quaisquer outras medidas europeias” anunciadas como parte daquela estratégia da UE.

Aquelas organizações apontaram que o desenvolvimento das PEF-CR é feito principalmente por representantes de grupos sectoriais, deixando de fora múltiplos intervenientes da cadeia de valor, como as pequenas indústrias locais e os fornecedores. Apontaram ainda que as PEF-CR estão a ser desenvolvidas com base na comparação de dados de diferentes avaliações do ciclo da vida dos produtos atualmente disponíveis, mas que os mesmos têm por base amostras pequenas e/ou dados desatualizados ou fornecidos pelos próprios produtores.

Outra das preocupações prende-se com o facto do ciclo de vida completo do produto não estar abrangido: “químicos altamente tóxicos, como PFA (perfluoroalcoxialcanos)”, continuam a ter um grande papel na produção de têxteis. De igual forma, a PEF-CR não contém qualquer medição da libertação de microplásticos, entre outros vetores importantes que não entram na monitorização.

Em última análise, a perspetiva das organizações sobre a criação de medidas com base apenas na etiquetagem e fornecimento de informação aos consumidores não é suficiente para atingir o objetivo estabelecido na estratégia da UE para os Têxteis Sustentáveis e Circulares.

Partilhar