Maria Monteiro
Empenhado em reforçar o tema da sustentabilidade em todos os projetos em que está envolvido, o grupo Impetus encontrou uma solução para reduzir o impacto ambiental das suas amostras: desenvolver coleções em formatos 3D. Para tal, o grupo embarcou numa jornada virtual através da plataforma Spatial.
Caminhando para um futuro mais tecnológico, o Grupo Impetus encontrou nesta revolução digital uma oportunidade para continuar a apostar em ações ou projetos que assumam uma grande redução da pegada ecológica. “Com a aposta nesta solução, podemos dar a conhecer as nossas coleções sem que sejam necessárias deslocações dos nossos clientes às instalações”, contou Carla Sá, responsável de Marketing da marca, ao T Jornal.
Viajando para este ciberespaço, passamos a conhecer a história do Grupo Impetus, como também as suas valências humanas, técnicas produtivas, e em particular a área da sustentabilidade, que foi o principal motivo para a criação deste espaço. “Com a entrada nesta sala particular, o visitante poderá conhecer mais sobre a história do grupo, explorar algumas curiosidades sobre a marca e a empresa, estando conectado através dos nossos sites, criando um fluxo absolutamente completo entre marca e consumidor”, explicou Carla Sá.
“Nesta sala particular está acessível a informação de todos os departamentos do grupo, incluindo vídeos sobre a sustentabilidade, acessos ao site institucional e detalhes associados. Temos preparadas mais salas para lançamentos futuros, para começarmos a trabalhar a parte comercial de divulgação das novas coleções”, acrescentou. Testado recentemente na ISPO, em Munique, o grupo fez a sua primeira experiência com o desenvolvimento do seu stand em formato digital, com uma sala dedicada exclusivamente ao evento. “Durante os dias da feira, qualquer pessoa podia estar presente e visitar o stand sem ter de se deslocar a Munique”, afirmou.
Questionado sobre os próximos passos, o Grupo Impetus revelou que já está a preparar o lançamento de uma sala do Spatial, onde irá incluir as suas principais marcas (Impetus e a I Am) para apresentar a coleção de verão 2024. Além disso, o grupo está a testar a possibilidade de incluir alguma interatividade na sala, que “passará por levar o visitante a percorrer um percurso e a procurar elementos “escondidos”, que poderão apresentar edições limitadas ou curiosidades especiais sobre as coleções”, partilhou Nuno Sousa, designer gráfico 3D da Impetus.
“Pelas experiências que tivemos e plataformas que testámos, a parte da interatividade ajuda bastante a levar os clientes às salas e a percorrê-las. Para além de enriquecer bastante a experiência, leva os visitantes a explorar o espaço na sua totalidade. Aqui o público mais jovem vence facilmente porque a interface do Spatial é semelhante aos jogos de consolas”, concluiu Carla Sá.