04 novembro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Sustentabilidade em debate na Universidade Lusófona

“Se há tendência e se há campo onde a indústria têxtil portuguesa está de facto na vanguarda” é na sustentabilidade, afirma Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, em entrevista ao Porto Canal a propósito da realização da primeira conferência internacional sobre sustentabilidade ligada à moda, sob organização da Universidade Lusófona.

Designada ‘Fashion & Sustainability’, de 3 a 5 de novembro estão em debate temas como ‘Fashion Trends Communications’, ‘Fashion and Audiovisual for Sustainability’, ‘Fashion Tradition and Identity’ e ‘Education for Fashion Sustainability’. Alexandra Cruchinho, professora na Universidade Lusófona e responsável pela apresentação da conferência, salienta que este evento é mais que científico e académico: é um espaço para projetos da indústria e para a sustentabilidade na vertente social, ambiental, económica e cultural.

O conceito de sustentabilidade associado à moda não é novo, “e é com o grande apoio e incentivo do CITEVE e do engenheiro Braz Costa (desde sempre) que – ainda não se falava de pandemia – e já se falava de sustentabilidade no têxtil e na moda portuguesa”, disse ainda o CEO da Selectiva Moda ao Porto Canal, tendo Manuel Serrão sido também um dos oradores na sessão de abertura do evento.

No sentido de enfatizar as sinergias entre a academia e a indústria, a conferência conta também, para além do CITEVE, com a presença da BeStitch, da Adalberto, da Tintex e da RufoBrand. Como salienta, Manuel Serrão, a indústria têxtil portuguesa e os seus criadores são “um bom exemplo do interesse que esta tendência (a sustentabilidade) tem e da capacidade de perceber que uma das formas de afirmar o têxtil português como marca no estrangeiro é exatamente o seguimento desta tendência”.

A ‘Fashion & Sustainability’ divide-se por cinco polos: Museu Casa das Histórias Paula Rego, Museu do Mar, Casa Sommer, Casa de Santa Maria em Cascais e Universidade Lusófona de Lisboa. Para além das palestras, mesas redondas e debates, a organização preparou exposições, que estarão na Casa de Santa Maria.

Partilhar