T
A Sonae Sierra e a Armórica uniram-se em parceria para levarem a cabo a aquisição do SerraShopping, centro comercial localizado na cidade da Covilhã que é parcialmente detido pelo Sierra Portugal Fund. Em comunicado, a Sonae Sierra adianta que “a Armórica deterá uma participação maioritária no ativo, ficando a Sonae Sierra com uma participação minoritária”. A gestão do centro comercial permanecerá, porém, nas mãos da Sonae Sierra.
Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, refere no mesmo documento que a empresa está satisfeita com a concretização desta parceria, que diz ser nomeadamente resultado da “confiança deste importante parceiro investidor” na “experiência e know-how” da Sonae Sierra enquanto operador no setor de imobiliário de retalho.
Já Johannes Sleumer, chairman da Armórica, explica que a aquisição do SerraShopping se insere “na estratégia de expansão da Armórica, que passa por adquirir ativos de reconhecida qualidade e alinhados com o seu modelo de investimentos”.
Inaugurado em novembro de 2005, o SerraShopping conta com 75 lojas distribuídas por 17.678 metros quadrados de área bruta locável. Entre as marcas com pontos de venda no centro comercial encontram-se nomeadamente a Salsa, United Colors of Benetton, Tiffosi, Mike Davis, Lion of Porches, Bershka, Pull&Bear, Suits Inc., Calzedonia, Oysho, Chicco, Sportzone e Zippy.
Sonae Sierra aumentou entretanto o número de ativos do seu portfólio. A divisão de centros comerciais do grupo português Sonae incorporou cinco novos complexos sob a sua gestão, com operações de destaque na Turquia e Argélia.
No total, a Sonae Sierra ganhará mais 209 mil metros quadrados de área bruta locável entre comércio, residencial e escritórios, dos quais 69 mil correspondem a quatro centros comerciais em solo turco, e outro em território argelino.
Os projetos na Turquia são compostos por um centro em desenvolvimento na cidade de Izmir, a terceira mais populosa do país, e os complexos VM Varlibas, em Trebizonda, e Mix e Byz Outlet, ambos localizados em Kayseri. No total, a Sonae Sierra controla seis centros comerciais no mercado turco.
Por sua vez, o ativo da Argélia encontra-se em desenvolvimento na cidade de Oran, situada ao norte do país, e terá 16 mil metros quadrados de ABL.
Nos primeiros nove meses do ano, a Sonae Sierra registrou um lucro líquido de 77,8 milhões de euros, o que representou uma queda de 16% nos ganhos em relação ao mesmo período do ano anterior.