António Moreira Gonçalves
O prémio é para produtos escandinavos, mas a inovação é totalmente portuguesa. Os Scandinavian Outdoor Awards distinguiram esta semana uma camisola da marca finlandesa Reima como o produto mais inovador para o mercado infantil, por incorporar no vestuário de criança o tratamento Si Repel Mosquito, desenvolvido pela tecnológica portuguesa Smart Inovation.
“Foi uma completa surpresa termos ganho este prémio, é uma distinção que nos enche de orgulho na Smart Inovation”, confessa o CEO Mário Brito. A empresa de Barcelos, especializada em nanotecnologia, tem fornecido o seu Si Repel Mosquito a várias marcas internacionais, e viu agora um dos seus clientes ser distinguido por ter introduzido o seu produto no vestuário infantil outdoor. A peça foi até batizada com o nome Vahti, que em finlandês significa “pessoa ou coisa que protege ou zela por algo”.
“Nós trabalhamos muito com marca estrangeiras, a que chamamos partner brands, e neste caso o cliente é uma marca de vestuário técnico infantil. A camisola é de ótima qualidade, mas o fator de inovação está no acabamento que lhe introduzimos e que confere protecção contra mosquitos, carraças e outros insectos”, explica o responsável da tecnológica portuguesa.
O SI Repel Mosquito consiste num tratamento de longa-duração – resiste a mais de 100 lavagens – que é repelente mas não insecticida ou tóxico, o que o torna especialmente adequado para o vestuário infantil. Já em 2016, a tecnologia da Smart Inovation tinha ajudado a marca portuguesa Zippy a vencer o Prémio Excelência da APED na categoria Inovação no Retalho.
Os Scandinavian Outdoor Awards distinguem produtos inovadores em toda a indústria da Escandinávia (Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia). O concurso tem duas edições por ano, para produtos de Inverno e de Verão, e o júri avalia não só peças de vestuário, mas também calçado, assessórios, cutelaria, tecnologia e artigos de campismo em geral.