Bebiana Rocha
Um protótipo da solução automática de embalagem de produtos têxteis desenvolvido no âmbito do projeto Slimpack 4.0 pela Albipack, Lasa e CITEVE esteve em apresentação na EMAF – Feira Internacional de máquinas, equipamentos e serviços para a Indústria, que decorreu em junho na Exponor, em Matosinhos.
O protótipo esteve em demonstrações do stand da Albipack, empresa promotora do projeto. “A solução SlimPack 4.0 é capaz de reduzir o volume do produto embalado através de compactação e redução do ar do interior da embalagem, enquanto mantém as características intrínsecas e a qualidade do produtos, após embalado e desembalado”, informa o CITEVE na sua rede social Linkedin. Ou seja, esta solução deve garantir a manutenção do toque, hidrofilidade, aspeto visual e físico (sem vincos), e características químicas (degradação das fibras), bem como o seu volume quando desembalado.
Esta solução consiste numa linha automática de embalagem slim totalmente controlada digitalmente, aplicando conceitos da indústria 4.0 e Internet das Coisas. O projeto tem ainda uma vertente sustentável associada, uma vez que “contribuiu para a redução do impacto ambiental a partir da utilização de matérias de base bio para a embalagem”. O SlimPack 4.0 tem data de conclusão prevista para este mês de junho.