20 agosto 21
Inovação

T

Sensores Integrados vão evitar problemas ergonómicos

O projeto Operator, iniciado em 2020, está a dar mais um passo no avanço tecnológico aplicado à indústria, através do desenvolvimento de um protótipo integrado em têxteis que, de uma forma mais natural e orgânica, permite detectar movimentos repetitivos que podem causar problemas ergonómicos aos trabalhadores.

Com um valor global que excede 1,88 milhões de euros, financiados pelo MIT e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o Operator resulta de uma parceria entre a Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), Zenithwings, NST Apparel, Volkswagen Autoeuropa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Instituto de Engenharia e Ciência Médica e Controlconsul.

O protótipo, que está atualmente a ser testado, poderá no futuro ser integrado no vestuário dos profissionais da indústria, nomeadamente em fardas, coletes e luvas, entre outros. A incorporação de sensores nos tecidos destina-se a permitir, de forma natural, a análise dos movimentos dos trabalhadores a fim de detetar e prevenir movimentos repetitivos que possam resultar em lesões nos sistemas músculo-esqueléticos. Os sensores poderem ser colocados em diferentes posições para análise dos movimentos.

No âmbito deste projecto, a FhP-AICOS é responsável pelo desenvolvimento tecnológico dos sensores e da plataforma digital, bem como pelo estudo e monitorização em tempo real dos trabalhadores.

Partilhar