25 outubro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Sensihemp vence prémio de inovação em Barcelona

A marca portuguesa Sensihemp venceu o prémio de ‘Melhor Produto de Inovação’ na Feira Internacional CBD Hemp Business Fair, com as t-shirts de cânhamo tingidas com cascas de cebola. A feira decorreu em Barcelona e a t-shirt que arrecadou o prémio é tingida através do processo BioTint.

“Esta t-shirt é a natureza personificada” afirma a fundadora do projeto Marta Vinhas, em comunicado. O processo BioTint é “um processo inovador que recolhe resíduos orgânicos de produtos locais e transforma em tinta, contribuindo assim para a economia circular”, enfatiza Marta Vinhas.

O projeto Sensihemp, sediado na Póvoa do Varzim, surgiu em 2021 quando Marta Vinhas viu no cânhamo uma solução para os desafios atuais da indústria têxtil. A marca pretende recuperar a tradição dos têxteis de cânhamo em Portugal, uma vez que aquela matéria-prima “tem cultura natural, é altamente renovável, regenerativo e repara o meio ambiente ao longo do seu ciclo de crescimento”.

Mais ainda, o objetivo é igualmente o de preservar o ‘saber fazer’ português e as técnicas tradicionais através da colaboração com artesãos e costureiras portuguesas.

Partilhar