Maria Monteiro
Pelo segundo ano consecutivo, a Riopele voltou a ser reconhecida pelo Randstad Employer Brand Research, um inquérito independente a quase 163 mil participantes e 6.022 empresas em todo o mundo, como a empresa têxtil mais atrativa para trabalhar em Portugal.
O estudo pretende “refletir a atratividade dos empregadores”. Entre os 150 maiores empregadores em Portugal, a têxtil de Vila Nova de Famalicão foi identificada. De acordo com a Randstad Employer Research, “salário e benefícios” continuam a ser os itens mais importantes para o funcionário ideal.
No entanto, eles “estão apenas em 10º lugar nas classificações atuais dos empregadores, sugerindo que há espaço para melhorias”. Uma diferença semelhante é observada quando se trata de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e oportunidades de progressão na carreira. Os benefícios intangíveis são considerados quase tão importantes como os benefícios tangíveis, pelo que os empregadores são aconselhados a oferecer um pacote de benefícios abrangente para atrair novos talentos. É também importante notar que 87% dos profissionais esperam que os seus empregadores forneçam algum nível de apoio à diversidade e inclusão, bem como benefícios de saúde mental e bem-estar.
No caso específico da Riopele, “traçámos este rumo e, em 2023, consolidámos a nossa forte aposta na formação e desenvolvimento, com um plano de formação que ultrapassou as 70.000 horas de formação e resultou num forte investimento no desenvolvimento de competências relacionadas com transformação tecnológica/digital, sustentabilidade, gestão, liderança e saúde e bem-estar”, lembrou Cláudia Queirós, Gestora de Recursos Humanos da Riopele. As iniciativas de saúde da Riopele “também foram diversificadas, apostando na nova equipa de saúde ocupacional, num novo serviço mensal de psicologia e numa variedade de iniciativas de saúde e bem-estar”, acrescentou.
Em termos de captação de talento, o Diretor de Recursos Humanos da Riopele notou que: “2023 foi um ano muito positivo, com mais 60% de candidaturas recebidas que no ano anterior, o que demonstra a atratividade da Riopele e a identificação dos candidatos com os valores e políticas da empresa”. “Não é por acaso que um dos pilares estratégicos da Riopele são as suas pessoas”, salientou Cláudia Queirós, “assim, continuaremos a trabalhar para tornar as nossas equipas mais motivadas e envolvidas nos resultados da empresa. Queremos ser uma empresa com um ambiente de trabalho saudável”, conclui.