27 julho 22
Indústria

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Riopele: Produtos sustentáveis asseguram 76% das vendas

“O primeiro semestre de 2022 terminou com 76% dos produtos comercializados inseridos em categorias de sustentabilidade, como por exemplo tecidos em poliéster reciclado, tecidos da marca Tenowa e tecidos produzidos em processos de tingimento e acabamento com menor consumo de água e energia”, refere a Riopele.

Os valores atingidos revelam que a estratégia de sustentabilidade – na qual o grupo tem investido vários milhões de euros – está consolidada: “Face a 2017, a percentagem de produtos comercializados com materiais sustentáveis aumentou praticamente 50%, passando de 51% em 2017 para 76% no primeiro semestre de 2022”.

De acordo com José Alexandre Oliveira, CEO do grupo, “a sustentabilidade não é uma moda na Riopele”, mas antes “a forma de estar nos negócios desde a nossa fundação, em 1927”. Por esse motivo, na última década, a empresa reforçou os investimentos em áreas críticas como eficiência energética, reciclagem ou reaproveitamento da água.

Mas não só: ao nível das matérias-primas, o grupo tem vindo a reforçar a aposta na utilização de produtos reciclados e a criar tecidos com maior durabilidade, recorrendo a tecnologias de ponta para otimizar a eficiência dos seus processos produtivos. Até 2027, a Riopele quer que “toda a energia utilizada no processo produtivo seja proveniente de fontes renováveis”.

Atualmente, a empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, tem mais de 750 clientes ativos nos cinco continentes, o que a coloca como referência europeia no sector. Um dos resultados desse posicionamento reside no facto de o número de colaboradores ter crescido 23% na última década e mais de 10% do total são agora quadros superiores – ao mesmo tempo que a média de idades está nos 41 anos.

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