03 novembro 23
Empresas

Bebiana Rocha

Riopele já tem nova central de biomassa em atividade

Desde fevereiro que a Riopele tem uma central de biomassa a funcionar. Ocupa uma área de 900 m2 , tem uma capacidade de armazenagem de 270 m2 de biomassa de sobrantes florestais e apresenta uma capacidade produtiva de 16t/hora. Desde que arrancou já produziu 82% das necessidades de vapor da empresa.

Num curto vídeo, José Teixeira, chief executive officer da empresa, explica: “foi a concretização da missão e visão que estruturamos para o triénio, com base em três pilares: rentabilidade, sustentabilidade e respeito pelas pessoas. No que toca à rentabilidade foi assegurar a não dependência de fatores externos nos nossos custos produtivos”.

A central, que representa um investimento de 4 milhões de euros, vai suprir em 90% as necessidades em vapor da Riopele. Pode ser alimentada com vários tipos de biomassa, pellets, PKS, cestilha ou biomassa de exploração florestal, é esta última que a empresa espera usar com mais frequência, que vem de áreas próximas à fábrica, reduzindo assim a sua pegada, explica ainda.

 

 

Partilhar