22 abril 22
Indústria

T

Riopele investiu 35 milhões de euros desde 2012

A Riopele investiu desde 2012 cerca de 35 milhões de euros nas áreas da tecnologia de ponta – em especial na automação e eficiência dos equipamentos, na criação de uma plataforma digital, na monitorização do chão de fábrica e na implementação de um sistema de visão artificial nos teares – e na otimização de processos e reforço de competências internas.

Segundo nota da empresa, os investimentos no domínio da sustentabilidade (eficiência energética, poupança de água, combate ao desperdício, etc.) foram também frequentes ao longo dos últimos 10 anos. Aliás, salienta a empresa, “a aposta da empresa no domínio da sustentabilidade é antiga e as metas ambiciosas: 80% dos produtos da Riopele terão uma base sustentável até 2025”.

Produção local, eficiência energética, redução do consumo da água, combate ao desperdício não são uma moda: “na Riopele, a sustentabilidade não é uma tendência, mas a nossa forma de estar desde o primeiro dia”.

Neste contexto, “a área de I&D é critica para a Riopele. Por esse motivo, este é um dos departamentos mais relevantes. Atualmente, 120 profissionais apostam, todos os dias, no desenvolvimento de soluções inovadoras, para os mais exigentes clientes à escala internacional”.

Só deste modo foi possível chegar ao patamar em que a empresa se encontra: “a Riopele exporta mais de 95% da sua produção para todo o mundo. Consolidar a posição nos mais exigentes mercados europeus e aprofundar a presença em mercados de grande potencial como os Estados Unidos, Canadá ou Japão, é uma aposta para a próxima década”. A empresa tem atualmente mais de 750 clientes ativos em mais de 30 mercados.

Partilhar