31 outubro 23
Empresas

Bebiana Rocha

Riopele cria matriz de sustentabilidade para clientes

A Riopele criou uma matriz de sustentabilidade que auxilia os clientes no momento de tomada de decisão para novas coleções. Neste novo documento constam “informações sobre a origem das matérias-primas, a tipologia de fibras existentes no mercado e características técnicas associadas”, refere em comunicado.

“Impactos ambientais e certificações existentes” fazem também parte da informação ao consumidor – uma área que a indústria europeia quer ver patrocinada por financiamento comum – no sentido de disseminar informação e induzir compras sustentáveis nos mercados europeus.

Com esta iniciativa, a Riopele quer envolver e aproximar-se dos clientes: “A criação de uma relação próxima com os clientes numa lógica de trabalho colaborativo tem permitido que continuemos a crescer no mercado internacional”, diz o presidente José Alexandre Oliveira.

Como meta para 2027, a empresa com sede em Pousada de Saramagos tem como objetivos, entre outros, atingir a neutralidade carbónica, conseguir um aproveitamento total dos resíduos têxteis e ter 80% de produtos alinhados com a sustentabilidade. Para isso, tem apostado num departamento próprio de I&D, onde trabalham diariamente mais de 100 profissionais na procura de novas abordagens à sustentabilidade.

“A empresa está a explorar soluções tecnológicas para transformar resíduos em matérias-primas valiosas, a converter têxteis pós-consumo em novos produtos de alta qualidade e a adotar materiais ancestrais e renováveis”, conclui o comunicado.

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