20 dezembro 22
Formação

Bebiana Rocha

Renda de Bilros junta Modatex e Câmara de Peniche

Os formandos de Design de Moda da delegação do Modatex Lisboa foram este mês de dezembro desafiados a participarem num projeto em torno da renda de Bilros a convite da Câmara Municipal de Peniche. Os trabalhos dali resultantes serão apresentados em julho do próximo ano.

Numa primeira abordagem, os alunos do curso ficaram a conhecer a história das rendas de Bilros, tomaram contacto com exemplos daquela ancestral arte e tiveram oportunidade de perceber como são concebidos. Houve também espaço para colocarem em prática o ponto básico da renda.

O objetivo da ação é sensibilizar os formandos para a arte de fazer renda de Bilros, divulgar as suas origens, dar a conhecer as suas técnicas e a evolução das aplicações. Os formandos ficarão nesta iniciativa a saber identificar materiais e utensílios e distinguir os vários tipos de rendas.

Desde 2010 que a Câmara Municipal de Peniche estabelece protocolos com o Centro de Formação Modatex. As iniciativas já chegaram ao Porto, Covilhã e outras regiões do país.

Partilhar