18 Janeiro 21
Moda

António Moreira Gonçalves

Rebekka, a fotógrafa holandesa que quer dar brilho à moda lusa

É formada em design, mas foi a fotografia que a trouxe para Portugal. Rebekka Eliza trabalhou durante anos com os têxteis e a moda portuguesa e agora quer ajudar a dar-lhes uma nova imagem. A fotógrafa veio de malas e bagagens para Portugal – país que a seduziu pela qualidade de vida – e no seu portefólio de editoriais, tem dado destaque a peças de vários nomes da moda nacional, como Katty Xiomara, Luís Onofre ou a jovem Maria Carlos Baptista.

“Trabalhei durante 10 anos como designer de moda, mas sempre com peças fabricadas em Portugal, foi assim que comecei a vir ao Porto e ao Norte de Portugal com frequência”, começa por conta Rebekka Eliza, hoje sediada em Portugal com um estúdio próprio. A moda foi assim a porta de entrada para agora fotógrafa, que em 2017 se mudou definitivamente para Portugal.

Para além de fotografar de forma regular para grandes publicações internacionais, como as revistas Elle e L’Officiel, Rebekka tem trabalhado de perto com vários nomes da moda nacional, desde os mais consagrados, como Katty Xiomara ou Luís Onofre, a jovens talentos da moda, como Maria Carlos Baptista. “A Maria Baptista é um grande exemplo da moda emergente, de grande qualidade, que existe em Portugal e deve ser conhecida além-fronteiras”, refere.

Com dois anos a trabalhar em Portugal, Rebekka destaca ainda as grandes potencialidades do país como cenários fotográfico por excelência. “Fotografo muito em estúdio mas também em regime outdoor, porque em Portugal há paisagens únicas, capazes de valorizar as peças. Já fiz sessões fotográficas na praia ou até nos centros urbanos. Já fotografei na Avenida dos Aliados, por exemplo e acho-o um sítio fantástico”, esclarece.

A par das paisagens, é também o modo português de viver a vida que vai seduzindo Rebekka: “Portugal é sinónimo de qualidade de vida, na Holanda há mais stress, as pessoas não usufruem, em Portugal há um maior respeito pelo tempo-livre, as pessoas são mais amigáveis, gostam de aproveitar a vida, de passear, etc”, lembra.

Profissionalmente, Rebekka continua focada em trabalhar com marcas e designers portugueses. Para além das publicações em revistas e dos lookbooks para empresas, vai publicando os seus trabalhos na sua página online e no instagram e neste momento quer alargar o seu portefólio com designers emergentes do panorama nacional.

Partilhar