29 março 22
Tendências

Bebiana Rocha

RDD, Tintex, TMG e Familitex marcam tendências da PV

Entre as tendências da Première Vision para a temporada primavera-verão 2023, e como vem sendo hábito, marcam presença vários tecidos portugueses: Familitex, TMG, Tintex e RDD são as têxteis nacionais destacadas até ao momento nas redes sociais da PV, nas categorias ‘Linen’ e ‘Eco-responsability’.

Nos linhos para o próximo ano, a Première Vision destaca um tecido da Familitex adaptado a um registo desportivo, “com propriedades respiráveis e termorreguladoras”. Neste caso, o linho aparece misturado com o algodão para recriar piquets e micro-jacquards em tons de cinza.

Também a TMG com um tecido em linho leve e florescente surge destacada nas tendências para o próximo ano. Este pode ser usado em “blusas e tops com uma aparência jovem”, completa.

Na categoria ‘Eco-responsability’, a equipa da Première Vision destaca um tecido amarelo pastel da Tintex, aproveitando para falar sobre processos de tingimentos mais ecológicos: “cores naturais são produzidas com temperaturas baixas e sem o uso de químicos. Os tingimentos sintéticos oferecem uma rica paleta de cores”.

Ainda na mesma categoria, a RDD é mencionada com um tecido feito a partir de recursos vegetais: “amido de milho e óleo de mamona são transformados em malhas casuais ou tecidos de alto desempenho” lê-se na descrição que acompanha a publicação.

Já no site oficial da PV são mencionadas, no que tem a ver com as Inovações SS23, as empresas Lurdes Sampaio, A. Sampaio & Filhos, Joaps Malhas, LMA e Inovafil, nas categorias: Food Waste Upcycling, Lingerie – Glamour and Confort e From Textile to Textile.

Partilhar