20 Setembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

PV regressa ao formato físico com forte presença nacional

São mais de quatro dezenas as empresas que se juntam ao poderoso contingente ‘From Portugal’ da indústria têxtil e do vestuário nacional que vão estar presentes na reputada feira Première Vision Paris – que este ano tem o aliciante acrescido de regressar ao formato físico, atirando para bem alto as expectativas em torno do reforço dos negócios de todos os presentes. De 21 a 23 de setembro, Paris volta a ser a grande capital da moda europeia.

O certame estará ainda disponível em formato on-line de 20 a 24 de setembro, e contará com mais de 900 expositores, com destaque para as novidades nas áreas dos tecidos e malhas. À semelhança de edições anteriores, Portugal far-se-á representar por uma expressiva exposição portuguesa na área de textiles, mas marca também presença nos setores de yarns e manufacturing.

Para além dos stands individuais de cerca de três dezenas de empresas Portugal faz-se ainda representar através do iTechStyle Green Circle, um preview do que será possível visitar no MODTISSIMO nos dias 7 e 8 de Outubro,  e do Fórum Tendências de Portugal, onde se concentram grande parte das novidades nacionais para o Outono-Inverno 22/23.

Em Paris, o  iTechStyle Green Circle apresentará 14 coordenados com matérias-primas de onze empresas têxteis (também expositoras na feira). Esta será uma mostra das inovações da indústria têxtil portuguesa em matéria de sustentabilidade, cujas matérias-primas são trabalhadas e transformadas em peças únicas pelas mãos dos estilistas convidados. Este showcase é da responsabilidade da Seletiva Moda e do CITEVE com a curadoria do Paulo Gomes, do Manifesto Moda.

Já no que diz respeito ao Fórum Tendências de Portugal, é de realçar a articulação entre criatividade, inovação e responsabilidade social / ecológica que culmina em coleções de elevada qualidade e inovação. Entre as tendências destaque para as fibras de origem ética, os motivos tradicionais de xadrez e tartan, bem como para a irregularidade dos padrões florais.

Considerada a feira referência do setor têxtil europeu, a Première Vision merecerá visitas do governo português. Da agenda pública consta no dia 22 de Setembro a visita do Secretário de Estado da Economia e Transição Digital, João Neves, aos expositores portugueses a participar na feira. Já no dia seguinte, 23 de Setembro, o governo português far-se-á representar pela visita de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

A participação das empresas PME portuguesas na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Eis a lista das empresas que fazem parte da comitiva From Portugal, a que se juntam ainda a Adalberto Estampados, Inovafil, JF Almeida, João & Feliciano, Paulo de Oliveira, Penteadora, Somelos Tecidos, Tearfil, Tessimax e TMG Textiles:

A. Sampaio & Filhos Têxteis

Acatel

Albano Morgado

Anbievolution

Anjos e Lourenço

Brito Knitting

Burel Factory

Clariause

Crispim Abreu

Familitex

Fitecom

Joaps

Le Europe/La Estampa

Lemar

Lima & Companhia

LMA

Lurdes Sampaio

Magma Têxtil

Miguel Antunes Fernandes/Filasa

Modelmalhas

NGS Malhas

R Lobo

RDD

Siena

Texser – Têxtil Serzedelo

Tintex Textiles

Trimalhas

Troficolor

Partilhar