14 Dezembro 21
Têxteis

Mariana D'Orey

PRR: CITEVE e CeNTI com taxa de pré-aprovação próxima dos 100%

A participação do CITEVE e do CeNTI nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resilência (PRR) está a superar as melhores expectativas. De acordo com as estatísticas do governo, os centros de investigação integram 25% dos projetos pré-aprovados – o que representa a quase totalidade daqueles onde intervêm as duas organizações.

Este facto é “o espelho de um extraordinário reposicionamento dos têxteis nas áreas estratégicas para Portugal”, considera António Braz-Costa, diretor-geral do CITEVE, que conjuntamente com o CeNTI está envolvido em quase um quarto dos 64 consórcios que passaram a primeira fase de seleção das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial no âmbito do PRR.

De acordo com estatísticas já divulgadas, no que diz respeito às agendas mobilizadoras, dos 16 projetos onde o CITEVE está incorporado, foram já pré-aprovados 13 o que representa uma taxa de pré-aprovação de 93%. Com uma percentagem superior estão os projetos do CeNTI, pré-aprovados em 98%, isto é, receberam uma pré-aprovação 14 dos 15 projetos candidatos.

Já em relação às candidaturas à Bioeconomia, todos os projetos que integram o CITEVE e o CeNTI, três de cada centro tecnológico, foram já pré-aprovados, no valor global de 17.612.749,34 € por parte do CITEVE e 9.222.937,50 € por parte do CeNTI.

Contas feitas, em termos globais 96% dos projetos que integram o CITEVE foram já pré-aprovados e 99% dos projetos onde se encontra o CeNTI receberam um parecer positivo na primeira fase de seleção dos consórcios.

Entre os projetos já aprovados, alguns merecem destaque junto da ITV: a gestão inteligente de água no seio da indústria da ITV portuguesa; a  digitalização do sector; a produção têxtil através de matérias primas provenientes do mar; e ainda outros que, não tendo a têxtil como peça principal, incorporam o sector na sua concepção.

De acordo com o calendário do governo, os investimentos das agendas mobilizadoras arrancam no verão de 2022.

Partilhar