Bebiana Rocha
O fórum Portuguese Home Tex’Style, organizado pela Associação Selectiva Moda e com curadoria de Dolores Gouveia, está em destaque numa brochura da Heimtextil publicada posteriormente à edição de junho da feira de têxteis-lar e que surge como lançamento de tendências SS23. Com imagens de produtos do fórum From Portugal, a publicação destaca ainda a Têxteis Penedo, Lasa Home e Colmaco.
“Com os atuais problemas nas cadeias de abastecimento os expositores focaram-se na valorização da produção local. O stand Portuguese Home Tex’Style mostra diferentes produtores locais que desenham e produzem internamente, fazendo de Portugal um ótimo país” para descobrir novos artigos para o lar, lê-se na brochura.
Com referências em diferentes áreas da publicação, a Têxteis Penedo também conquistou a Heimtextil e os seus visitantes com o seu novo material. O Cork-a-Tex, desenvolvido em conjunto com a Sedacor, consiste numa fibra com algodão e resíduos de cortiça. “É um material respirável, hipoalergénico, quente e supersoft, uma alternativa sustentável nos têxteis de cama”, explica a organização. Os artigos da empresa vimaranense são também mencionados na categoria de superfícies com textura e de têxteis com efeito desbotado.
A par das toalhas de banho com bordas decorativas, a Lasa aparece associada aos tingimentos naturais (natural dye): “marcas como Indo Count e Lasa Home destacam conjuntos de algodão com casca de amêndoa e beterraba”.
Também mencionada pelas bordas trabalhadas mas não só, a Colmaco figura entre as empresas portugueses destacadas pelo certame. Ainda no rescaldo da feira a Heimtextil destaca um dos jacquards da empresa: “para um look utilitário repetições escalonadas são o que funciona melhor como mostra a Colmaco neste jacquard cinzento com apontamentos em cor de carvão”.