Ana Rodrigues
Palu, a marca de surfwear portuguesa, tem produção 100% nacional e aposta em fatores sustentáveis, como as tintas à base de água utilizadas na estampagem e as embalagens recicláveis. Da imagem de marca fazem parte os hoodies com bolso em forma de onda.
Esse pormenor é a assinatura da Palu que tem como mote “inspirado no mar, desenhado para ti” e que, para além dos wave hoodies tem sweatshirts com vários cortes, t-shirts, casacos, ponchos, toalhas de praia, bucket hats, porta-chaves, para-ventos e tote bags.
A produção das coleções é subcontratada nacionalmente: “valorizamos o nosso País e, por isso, escolhemos fazer a produção dos artigos em Portugal, onde conseguimos a qualidade que tanto desejamos”, salientou João Velhinho, CEO e designer, em comunicado.
“Fazer roupa de boa qualidade com um design diferenciador, a um bom preço, para mim e para os meus amigos” foi assim que foram definidos os primeiros contornos da marca de Ílhavo em 2012, explicou o CEO e designer da Palu, nome da ilha da Indonésia que é também inspiração para a insígnia.
Gerando um crescente interesse e apostando na acentuação da sua notoriedade, a Palu tem participado em vários eventos desportivos, o último dos quais foi Kneeboard Surfing World Titles, que se realizou na praia da Costa Nova. Mais ainda, a marca envolve-se igualmente em projetos de responsabilidade social, tanto apoiando jovens surfistas de Aveiro como projetos de Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).
Note-se que em Setembro rumará até Cabo Verde, com o intuito de realizar atividades diversificadas e com um objetivo de criar uma t-shirt desenhada pelas crianças da cidade da Praia, para ser vendida em todas as lojas aderentes à iniciativa e no e-commerce da Palu, que, através da ONGD, fará reverter os lucros em favor dos habitantes locais mais desfavorecidos.
A Palu tem comercialização, para já, quase exclusivamente online – ainda que disponível em algumas lojas na região de Lisboa – e oferece sementes de diversas plantas em cada compra através de um flyer informativo, “para que o conceito e a história da marca germinem dentro da casa de cada cliente”, sublinhou João Velhinho.