16 junho 20
Economia

T

Portugal melhora no ranking da competitividade

Portugal volta a subir no ranking dos países mais competitivos a nível mundial, segundo o ranking de competitividade do IMD World Competitiveness Center, que coloca Portugal na 37ª posição, subindo dois lugares posições face a 2019. Singapura, Dinamarca e Suíça dominam, por esta ordem , o pódio.

O ranking – que em Portugal tem como parceiro exclusivo a Porto Business School – avalia fatores como o desempenho económico, a eficiência das empresas, das infraestruturas e do Governo. A subida da posição do país reflete uma economia mais sólida, influenciada pela inflação dos preços ao consumidor, pela exportação de produtos e por receitas turísticas – fatores que figuram no topo da lista das suas maiores forças económicas.

Portugal destaca-se na categoria de Preços, sendo o 30º país mais competitivo a nível mundial, seguindo-se o Comércio Externo, que confere ao país a 31ª posição, à semelhança do ano anterior. De destacar também a 22ª posição nas categorias de Estrutura Social e Legislação Empresarial, mas também a pontuação a nível de Infraestruturas Educativas, Saúde e Ambiente (24ª posição). A mão-de-obra qualificada (75,9%), o custo de oportunidade (65,1%) e a estabilidade das infraestruturas (61,4%) continuam a ser os principais indicadores de atratividade do país.

De acordo com Daniel Bessa, economista e antigo dean da Porto Business School, “em 37º lugar, Portugal recupera duas das seis posições perdidas em 2019. O resultado seria francamente melhor se não fossem alguns pontos fracos que continuam a prejudicar a nossa competitividade, vindos tanto das políticas públicas (53ª, entre 63 países avaliados, em matéria de política tributária) como das empresas (52ª, entre os mesmos 63 países, em matéria de práticas de gestão). Ajudam também muito pouco, agora em termos de ambiente económico global, os baixíssimos níveis tanto de poupança como de investimento, de tudo resultando uma expectativa de crescimento económico futuro muito baixo”.

Partilhar