21 julho 21
Moda

T

Portugal Fashion vai desfilar criadores africanos

O projeto Portugal Fashion vai organizar desfiles e apresentações de designers africanos, ao mesmo tempo que irá facilitar-lhes o acesso aos mercados internacionais, direcionando potenciais novos negócios. Este é o resultado duma parceria assinada entre a ANJE e o Afreximbank, que nos próximos três anos vai apoiar o fortalecimento da ligação das indústrias têxtil e do vestuário africanas e portuguesas.

A parceria vai organizar um desfile inaugural de apresentação do projeto, que será realizado no Porto de 13 a 16 de outubro – e onde a África, as suas artes, estilo de vida, música e gastronomia serão os ‘convidados de honra’.

De acordo com um comunicado divulgado a partir do Cairo pelo Afreximbank, o Banco Africano de Exportação e Importação, a nova parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal faz parte do programa Creative Africa Nexus (CANEX), da responsabilidade daquela instituição financeira, “que visa facilitar os investimentos na economia criativa e cultural de África”. Financiamento, capacitação, promoção de exportações e investimentos, soluções digitais e o favorecimento de parcerias, são as linhas-mestras do CANEX.

A parceria entre a ANJE e o Afreximbank “visa enfrentar os desafios colocados aos designers africanos, proporcionando-lhes a oportunidade de aceder aos mercados internacionais ao mesmo tempo que aumentam as suas capacidades”.

A longo prazo, a parceria pretende “atrair novas oportunidades de investimento no setor, ao mesmo tempo que desenvolve as competências técnicas dos intervenientes da indústria africana, melhorando assim as capacidades de fabrico e produção em África”. Numa primeira abordagem, a parceria vai promover anualmente pelo menos 40 designers africanos nas passarelas da moda em Portugal. Networking com especialistas internacionais da indústria, com o segmento comercial e com, indústria e com outras partes interessadas fazem também parte do protocolo.

Paralelamente, o Afreximbank será o parceiro privilegiado da ANJE para o aconselhamento e apoio às empresas portuguesas e europeias que pretendam investir em África. A associação nacional atuará como ‘balcão único’ para investidores que, através das duas entidades, procurem a África em busca de novos investimentos.

Partilhar