28 outubro 19
Evento

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Portugal Fashion no caminho da internacionalização

A internacionalização da moda enquanto produto nacional de excelência é um desígnio central do Portugal Fashion e a presença maciça de novos nomes ao longo dos quatro dias da 45ª edição é, para Mónica Neto, project leader do evento, um sintoma de que os designers já incorporaram essa realidade.

Depois de Paris, Milão e Londres, o Portugal Fashion regressou ao Porto – à Alfândega, mas também a Serralves e à Tipografia do Conto – e encheu a cidade de criatividade, irreverência e cosmopolitismo. O programa era particularmente ambicioso, numa mescla entre nomes consagrados e jovens talentos à procura do seu próprio caminho – e por isso também devidamente heterogéneo: entre o Brand Up e os 31 desfiles e apresentações, a dimensão internacional foi reforçada pela participação da marca Nicolas Lecourt Mansion e pelo desfile dos sete finalistas da Milano Moda Graduate SS20.

“A nossa estratégia de internacionalização passa também por trazer o mundo até nós, nomeadamente convidando designers internacionais que possam promover no exterior a nossa fashion week e a fileira moda portuguesa”, explicou Mónica Neto.

Entre desfiles mais convencionais e apresentações mais performativas, entre a moda de autor e o pronto-a-vestir, com o calçado pelo meio, a 45ª edição do Portugal Fashion saldou-se num sucesso, com os olhos mundo da moda a convergirem para o Porto. Ou, como sintetizava Mónica Neto, “quem nasce para a moda, nasce global”.

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