22 Janeiro 21
Moda

T

Portugal Fashion em Paris com a dupla Ernest W. Baker

O Portugal Fashion continua o seu roteiro internacional e a próxima paragem – embora que digital – é já hoje, em Paris, com a dupla Ernest W. Baker, que vai apresentar a sua coleção a coleção outono-inverno 2021. Uma apresentação inserida no calendário oficial da Semana da Moda Masculina francesa, e que tem lugar a partir das 14h30.

Uma coleção onde a dupla – constituída pela portuguesa Inês Amorim e pelo norte-americano Reid Baker – decidiu abandonar o perfeccionismo do guarda-roupa masculino tradicional – assinatura da marca -, e abraçaram a o conceito de off-duty, com t-shirts estampadas, calças tartan, e até um roupão exuberante que se dobra como um casaco.

Para o vídeo de apresentação, os designers apostaram no surrealismo, partindo da ideia de um sonho com flashes de realidade, que, segundo a dupla, pretende transmitir a “realidade incontrolável que se tem vivido nos últimos meses” e a vontade de “construir a estética à sua volta”.

Serge Carreira, Head of Emerging Brands Initiative da Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda, considera que a dupla “mostra a emergência de uma nova geração de criadores em Portugal. A sua presença no calendário parisiense oferece-lhes uma plataforma para atingir uma audiência internacional e partilhar a sua mensagem de modo criativo”.

Fundada em 2017, a marca com sede em Viana do Castelo inspira-se no avô de Reid, Ernest W. Baker, um dos primeiros publicitários de Detroit. Com uma sensação de nostalgia, a intenção é reinterpretar roupas clássicas que parecem ter sido tiradas do armário de Ernest, originalidade que levou a que depois de lançarem a sua segunda coleção, a dupla fosse indicada para o prémio LVMH edição 2018.

O Portugal Fashion, que apoia o desfile da marca Ernest W. Baker em Paris, é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar