13 Março 20
Desfiles

T

Irreverência e criatividade no arranque do Portugal Fashion

Susana Bettencourt, David Catalán e Maria Gambina foram os grandes destaques do primeiro dia de Portugal Fashion. A irreverência criativa dos jovens designers portugueses marcou também o arranque dos três dias de desfiles na Alfândega do Porto,  com um calendário que para esta sexta-feira leva à passarela nomes como Pé de Chumbo, Sophia Kah e Diogo Miranda.

Com acesso presencial restrito para profissionais e jornalistas, o Portugal Fashion volta a mostrar que, para lá da urgência sanitária que afeta o mundo, a moda portuguesa está de boa saúde. Depois de uma tarde marcada pelas jovens promessas nacionais, que abriram a edição 46 do evento na plataforma Bloom, a noite arrancou com o desfile de Susana Bettencourt.

O knitwear voltou a ser a técnica mais utilizada nos 12 coordenados que a designer levou ao Salão Nobre da Alfândega do Porto, sendo que muitas das peças de “Overload” recuperam desperdícios de outras produções, com o intuito de alertar para a importância do upcycling na indústria da moda. Já David Catalán levou ao primeiro dia de Portugal Fashion uma colecção, que já tinha apresentado em janeiro em Milão, marcada pela combinação de peças desportivas e elementos de alfaiataria.

A noite terminou com o desfile de Maria Gambina que, em linha com a tendência de vários designers internacionais, optou por apresentar uma colecção marcada por uma palete de tons neutros. “Searching for the perfect MG”, nome escolhido pela designer com mais de 30 anos de carreira para esta colecção, fica ainda marcada pela utilização de materiais reciclados e pela utilização de peças interiores.

Esta sexta-feira o Portugal Fashion arrancará pelas 16h30 com o desfile do jovem designer portuense Estelita Mendonça e prossegue com as apresentações de Pé de Chumbo, Hugo Costa e Sophia Kah. Mais à noite as atenções estão voltadas para os desfiles de Diogo Miranda (21h30) e Luís Onofre (22h30).

Recorde-se que a apresentação do modelo internacional Luís Borges, agendada para as 23h30, foi reagendada. Todos os desfiles podem ser acompanhados através de live streaming.

 

 

 

Partilhar