19 março 21
Economia

T

Porto Canal lança hoje Barómetro para medir a economia

Onze personalidades do norte ligadas à economia – entre elas o presidente da ATP, Mário Jorge Machado – irão dar corpo ao novo programa do Porto Canal, que, com o título genérico Barómetro, vai, a partir desta sexta-feira e uma vez por mês, analisar o contexto económico macro e o seu impacto nas empresas.

Caberá a Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), inaugurar o novo espaço televisivo – esta noite excecionalmente emitido cerca das 24h00 mas indo normalmente para o ar às 22h30 – que vai conversar sobre os seguintes temas: a ‘bazuca’ vai potenciar bom investimento público ou não acredita nessa possibilidade e preferia apoio ao investimento das empresas?; se pudesse escolher um ou dois projetos, o que elegeria?; de 0 a 20, com que nota avalia o estado da economia portuguesa?

O tema central de cada programa repete-se mensalmente. Assim, a cada mês, haverá quatro barómetros diferentes: Barómetro Território, Barómetros Desigualdade, Barómetro Crescimento e Barómetros Crise Climática – e como todos os trimestres há uma sexta-feira ‘suplementar’, essa noite ficará reservada ao Barómetro Futuro.

As onze personalidades residentes emitirão remotamente as suas opiniões sobre cada tema e uma vez por mês uma delas estará rotativamente em estúdio para uma entrevista mais alargada. Para além de Mário Jorge Machado e Luís Miguel Ribeiro, o restante painel é constituído por: Silva Peneda (ex-ministro do Emprego), Teresa Lehmann (ex-secretária de Estado da Internacionalização), Alexandre Meireles (presidente da ANJE), Vítor Poças (presidente da AIMMP), Luís Onofre (presidente da APICCAPS), Rafael Campos Pereira (vice-presidente da AIMMAP), Cristina Azevedo (economista), João Loureiro (macroeconomista) e Susana Fonseca (da associação ambientalista Zero).

Com a conceção do formato e produção a cargo da empresa Farol de Ideias, a apresentação do Barómetro estará a cargo do jornalista Daniel Deusdado.

Partilhar