03 janeiro 23
Indústria

T

Portimão acolhe 2º Simpósio ‘Ensino da Moda e a ITV’

Será em Portimão, a 20 de janeiro próximo, que terá lugar o 2º Simpósio ‘Ensino da Moda e a Indústria Têxtil e do Vestuário’, numa organização da Universidade Lusófona liderada por Alexandra Cruchinho. Em foco estará a formação superior em design de moda.

As competências dos diplomados em design, as necessidades dos empregadores e os perfis profissionais que o mercado procura são temas sempre atuais, que a academia – e particularmente a Lusófona – debatem com assiduidade. “Numa sociedade em profunda mudança” em que “a pandemia veio acelerar tendências que já se vinham a notar, nomeadamente um novo perfil de consumidor, a digitalização, a sustentabilidade e a circularidade, a discussão sobre a reindustrialização da Europa e a produção de proximidade (nearshoring)”, esse debate é ainda mais necessário.

Perante este cenário, refere a organização, “é imperativo as empresas, instituições, profissionais e universidades, em conjunto, refletirem e discutirem, por um lado, os perfis e as competências adequadas e, por outro, a atratividade e retenção de talentos pelas empresas, desenvolvendo as melhores soluções de formação superior para as profissões da fileira moda”. Depois do primeiro simpósio, realizado no passado mês de junho no Porto, o segundo “pretende dar uma contribuição para esta reflexão”.

Para além da própria Alexandra Cruchinho, tomarão parte nos trabalhos, entre muitos outros, Manuel Serrão (Selectiva Moda), Paulo Vaz (AEP), Ana Vaz Pinheiro (Mundotêxtil), Ana Roncha (especialista em Marketing) e Hélder Rosendo (TMG Textile).

 

simpósio

Partilhar