18 agosto 21
PME

T

PME afetadas pela pandemia com novo apoio comunitário

A Comissão Europeia deu o seu aval ao lançamento de um novo produto de titularização para apoiar às pequenas e médias empresas (PME) afetadas pela pandemia, que, ao abrigo do Fundo Europeu de Garantia, deverá mobilizar 13 mil milhões de euros de novos empréstimos através de um orçamento específico previsto de 1,4 mil milhões.

O Fundo Europeu de Garantia é gerido pelo Grupo do Banco Europeu de Investimento e conta com 22 Estados-membros participantes, entre os quais se inclui Portugal. “Este novo produto contribuirá significativamente para o objetivo global do Fundo Europeu de Garantia, com a mobilização de 200 mil milhões de euros para a economia europeia, o que ajudará a gerar pelo menos 13 mil milhões de euros de novos empréstimos de intermediários financeiros às PME gravemente afetadas pelo surto de coronavírus”, salienta a vice-presidente executiva Margrethe Vestager, citada em comunicado.

Já o vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis deixa o incentivo para que os países continuem a “utilizar ao máximo os três instrumentos de crise para apoiar os trabalhadores e as empresas”.

Refira-se que o processo avançará por via da titularização sintética, isto é, não haverá lugar à transferência de ativos para cobertura de risco.

Partilhar