05 dezembro 23
Empresas

Bebiana Rocha

Petratex integra arquivo do Museu del Tessuto em Itália

A Petratex faz agora parte da biblioteca têxtil do Museo del Tessuto, em Itália. A empresa de confeção contribuiu com várias amostras de tecidos que aplicam sua técnica de mineral Dye a diferentes materiais. Todos são de carácter sustentável e certificados com selo GOTS, Euroflax, Oekotex, Ecovero e GRS.

“O arquivo de artefactos contemporâneos do museu continua a crescer com mais de mil exemplares”, introduz o Museo del Tessuto, na sua página oficial. “Para testemunhar os novos processos da moda, agora também existem tecidos tingidos com pigmentos extraídos por moagem de minerais, rochas ou argilas, sem utilização de substâncias químicas”, acrescenta.

O processo aplicado portuguesa Petratex é fisico-mecânico e pode ser usado em tecidos de algodão, linho, lã, viscose, poliamida e poliester, ou mesmo em misturas de fibras. Para ajudar na fixação da cor, “os tecidos são preparados em água quente”, desvanda a publicação.

Quanto à paleta de cores disponível, é limitada e não atinge valores elevados de solidez de cor. “No entanto, as nuances que podem ser obtidas são elegantes e refinadas”, elogia o Museo del Tessuto. Os tecidos que resultam deste procedimento costumam adquirir um aspeto vintage com pequenas irregularidades e apresentam uma “excelente resistência à lavagem, suor e luz”.

A Biblioteca Têxtil é um arquivo de tecidos, fibras, fios e materiais que está sempre em constante atualização, não só para a área do vestuário, mas também desporto, mobiliário, engenharia e arquitetura.

Partilhar