30 outubro 23
Inovações

Bebiana Rocha

Petratex e INESC TEC juntos em projeto que monitoriza sinais vitais

INESC TEC e Petratex Confeções integram o consórcio do projeto europeu ‘iProcure Security PCP’, que tem como objetivo desenvolver tecnologia para triar em tempo real vítimas em situação de catástrofe. Trata-se de um sistema wearable que permite monitorizar sinais vitais e calcular o estado de severidade.

“Tendo em conta o objetivo final da banda usamos materiais leves, confortáveis e manuseáveis de forma a que permita a sua rápida colocação nas vítimas”, diz Helena Meireles, do departamento de marketing. “Usamos a nossa tecnologia dos colados para que a banda tenha o menor número de costuras possível de forma a oferecer um maior conforto e resistência”, acrescenta, em declarações ao T Jornal.

O público-alvo do projeto são os profissionais de emergência médica, que com este dispositivo eletrónico passam a conseguir fazer uma triagem em tempo real e controlar as vitimas de forma precisa até à chegada ao hospital. O projeto conta ainda com a participação da Xenia Reply e Institute of Entrepreneurship Development.

Partilhar