07 novembro 22
Têxtil-Lar

Ana Rodrigues

PBP: Criatividade e inovação para divulgar os têxteis-lar

“Probably the Best Partner” foi o mote que levou à criação da PBP Effect em 2012: surgiu vocacionada para criar e divulgar o sector dos têxteis-lar, no sentido de colmatar as suas lacunas e desenvolver o design criativo, gráfico, de produto e na criação de conteúdos digitais. Neste momento, a PBP tem na sua lista de clientes nomes como a Têxteis Penedo, o Grupo Impetus ou o Grupo Lasa.

“É uma agência mais especializada e com core business no têxtil-lar”, mas trabalha também com a vertente da moda, do vestuário, do calçado, do mobiliário e da decoração, conta Ana Félix, fundadora e diretora da empresa ao T Jornal. Este trabalho noutros segmentos resultou sobretudo da necessidade de estruturar o negócio para outros segmentos, uma vez que o sector do têxtil-lar “tem picos e flutuações, devido ao enfoque na presença em feiras”, explica Ana Félix.

No seu core business, a fundadora e diretora enfatiza que a PBP é “especialista na produção de conteúdos específicos, pois – dada a sua década de experiência – não esquecem as características dos tecidos e da luz necessária para demonstrar a sua melhor qualidade”. Em todos os segmentos de atuação contam uma história – onde consideram a inspiração para o desenvolvimento de coleções –, através de uma campanha que vai desde a produção de catálogo até ao desenvolvimento do trabalho de comunicação no digital (fotografia e vídeo).

“Quem não conta uma história não vende” salienta, e é por isso que a PBP trabalha para vender o produto, integrando numa história que envolve o comprador, no sentido de o publicitar e de o vender. Como tal, a fotografia, o styling e a decoração são áreas de especialização da empresa. A fotografia, no que contende com a captura em si, como na preparação e logística da mesma. O styling é, nomeadamente, focado no design de produto, gráfico, ambiente e no life style para apresentar os produtos. A decoração no sentido B2C, na preparação de stands para feiras, na preparação de ambientes e na preparação áreas comerciais e escritórios.

Com o desenvolvimento das redes sociais e do e-commerce, surgiu também a necessidade de desenvolver e apostar mais a produção de conteúdos digitais. Por vezes, “é necessário conseguir um fluxo de criação de 1.500 imagens por semana” revela Ana Félix e, portanto, a PBP apresenta a celeridade, eficácia e eficiência necessárias através de uma equipa multidisciplinar que cria o “efeito” que as empresas necessitam.

Com uma equipa de especialistas que inclui designers, fotógrafos, arquitetos, equipas de styling nas quais se evidencia a colaboração com pequenas equipas da Farfetch, a PBP está sediada e tem estúdio no Porto. Com página online, a PBP Effect executa o “conceito, a produção e o lançamento do desafio das empresas no menor tempo possível”, conclui Ana Félix.

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