13 fevereiro 20
Comércio

T

Parlamento Europeu favorável ao acordo com o Vietname

O último passo para a concretização do acordo comercial com o Vietname acaba de ser dado pelo Parlamento Europeu, que votou favoravelmente o texto que já tinha sido aprovado pela Comissão. O acordo que elimina quase todas as tarifas aduaneiras entre os dois blocos foi votado favoravelmente com uma grande maioria de 401 votos a favor, 192 contra e 40 abstenções.

O desaparecimento de tarifas aduaneiras será gradual e prevê a proteção de 169 produtos emblemáticos da Europa. A ratificação do acordo foi comprometida por dúvidas sobre normas em relação do direito do trabalho e sobre o respeito aos direitos humanos em local de trabalho. A demora em as duas partes conseguirem um acordo deveu-se, aliás, à dificuldade em convencer as autoridades vietnamitas da justeza das exigências da União Europeia.

Nesse quadro – e como é habitual –o acordo inclui salvaguardas vinculativas à proteção do clima, direitos do trabalho e direitos humanos, que implicarão a sua suspensão em caso de violação.

A Comissão Europeia estima que o comércio de mercadorias entre a União e o Vietname deve ascender aos 47,6 mil milhões de euros, em claro contraste com os serviços, que não vão além dos 3,6 mil milhões. O país asiático exporta principalmente roupa e alimentos para a União Europeia.

Partilhar