07 dezembro 22
Empresas

Bebiana Rocha

Pafil e CITEVE criam exoesqueleto de base têxtil

A Pafil Clothing recebeu esta terça-feira a visita do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Roteiro Famalicão Created IN, circunstância que usou para dar notícia da sua mais recente inovação: um exoesqueleto de base têxtil, pensado para correção de esforços repetitivos de trabalhadores.

Pensado particularmente para as costureiras, “é um projeto que estamos a desenvolver em parceria com o CITEVE e que estamos em crer que possa concretizar-se em breve, com prototipagem do produto já no começo de 2023”, disse na altura João Rui Pereira, administrador da Pafil. “Permitirá às costureiras ter um trabalho com um menor esforço físico, melhorando a sua qualidade de vida, mas também uma peça que certamente vai melhorar a produtividade”, completa.

Mário Passos, presidente da autarquia, elogiou a atitude inventiva da empresa: “É um bom exemplo de inovação têxtil. É uma empresa que apostou na inovação, que trabalha com nichos de mercado, focada na qualidade, que por essa via gera valor acrescentado à sua produção e nós queremos que seja esta a tendência do tecido produtivo famalicense”, vinca.

Recorde-se que a Pafil é uma empresa especializada em vestuário de performance; os seus produtos são exportados na totalidade, trabalhando atualmente com renomeadas marcas mundiais. Dois exemplos são a BMW, para quem produz vestuário de motociclismo, e a Maserati, com artigos para vestuário de desportos náuticos.

A Pafil deslocou-se de Barcelos para Famalicão, mais concretamente para a freguesia de Louro, há cerca de dois anos. O investimento nas novas instalações rondou os dois milhões de euros e permitiu também à empresa crescer em capacidade industrial. Desde que se mudou já contratou mais de 30 trabalhadores, contando agora com um total que ronda a centena.

Partilhar