Bebiana Rocha
A plataforma Springwise, fonte de tendências mundiais na área da moda e não só, destacou a portuguesa Ownever numa das suas publicações sobre tendências sustentáveis para 2022. A marca de malas e acessórios de luxo surge citada ao lado das reconhecidas Miu Miu, Levis, Prada e outras, como um exemplo de slow fashion.
Entretanto, Ownever foi duplamente distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade com a sua nova mala 2157, que conquistou a medalha de prata na categoria de design de produto e o bronze na categoria de responsabilidade social e ambiental da empresa.
A carteira 2157 foi criada com o objetivo de chamar à atenção para a desigualdade de género, com o nome a remeter para o ano 2157 que é quando, segundo as contas do World Economic Forum, a desigualdade salarial de género desaparecerá.
“Provavelmente não estarei por cá quando a desigualdade de género desaparecer, o que é muito triste. Por isso, criar esta mala, com este simbolismo, foi muito importante para mim e receber estes prémios, dando ainda mais ênfase ao tema, é de facto muito recompensador”, refere a criadora da marca, Eliana Barros.
Já quanto à publicação pela Springwise, diz que “é uma grande homenagem à Ownever e um sinal que estamos no caminho certo e que de facto menos é mais”. A par da vertente sustentável, a publicação destaca também a garantia vitalícia dos produtos da Ownever e o serviço de reparação de malas e carteiras de outras marcas. “Uma empresa de acessório de luxo em pele está a reduzir o desperdício têxtil oferecendo garantia vitalícia para as suas malas”, conclui a publicação.
O artigo da Spingwise pode ser consultado na integra aqui.